sábado, 29 de setembro de 2007

03 Madrid - 1ª apresentação

A manhã começou com David Gray, fundador e CEO da XPLANE. Fiquei cheio de vontade em criar uma Think Visual School em Lisboa, uma vez por mês. Ver como.
Seguiu-se Víctor Sanvicente, responsável das aplicações interactivas do marca.com e as APIs do Google Maps, do Flickr e outras ferramentas disponíveis da web 2.0, para disponibilizar conteúdo geo-referenciado. De forma fácil, rápida e eficiente.
A seguir, fomos trabalhar.
Almoço.
Voltámos ao trabalho.
Por volta das 18h00 passámos os ficheiros para a rede e fomos para o auditório fazer as apresentações em grupos.
O grupo onde estava inserido foi o primeiro. O gráfico estará aqui.
Fomos ambiciosos e queríamos apresentar a relação do carro na pista, representado por um ponto vermelho e, um gráfico com as diferenças de velocidade. Tudo isto de uma forma dinâmica que precisava de muita programação. Claro que se fosse numa situação real nós não tínhamos conseguido publicá-lo em tempo útil. Muito ficou por fazer, o sistema de navegação, por exemplo. Contudo, aprendemos e se tivéssemos tido tempo, teríamos conseguido um gráfico interessante, com dados relacionados controlados pelo utilizador.
A discussão foi animada e fiquei com muita vontade de que para a próxima conseguíssemos ter uma infografia finalizada. Aceitar o factor tempo como parte do desafio. Logo aí começa-se a pensar de forma mais focada, explicar apenas um pormenor sobre um dado assunto. Ser simples mas efectivo.
Vou pedir aos meus colegas de curso se cedem os gráficos que fizeram para os poder disponibilizar aqui.

1 comentário:

JAB disse...

Hola Mario. Buen blog. A ver si me animo a colgar las infografías que hicimos en nuestro grupo y te paso el enlace para que las incluyas.

Un saludo.