segunda-feira, 24 de setembro de 2007

01 Madrid - iBuenos días Madrid!

Começou com uma apresentação do Director da área de informação do El Mundo, seguida de outra de Juan Ancho de Landázuri e de mais umas palavras do director do elmundo.es.
Estava feita a introdução ao curso. Pausa. Café. Cigarro.

As primeiras apresentações informais à volta do café. Não somos muitos, são tantos os professores e oradores como alunos: que somos 13.

Os alunos:
- José Antonio Bautista López, C. Enseñanzas Virtuales de la Univ. de Granada, Espanha
- Antonio Delluzio, Rcs Quotdiani S.P.A., Itália
- Alejandro Garcia Capado, Descartes Comunicación, Espanha
- Harjit Kaura, BBC, Reino Unido
- Salim Qurashi, BBC, Reino Unido
- Dimitris Nikas, PROTO THEMA online, Grécia
- Ernesto Olivares, Free Lance, Espanha
- Aránzazu Paz del Pozo, Televisión Española, Espanha
- Ramses Reijerman, AD Nieuwsmedia, Holanda
- Isaac Rodriguez Gómez, Ediciones Digitales HOY, Espanha
- Yanina Roncori, Diario La Nación, Argentina
- Liana Sujin Ha, UOL Universo online, Brasil
- Mário Cameira (eu), PÚBLICO, Portugal

Os professores e oradores:
- Ricardo Basurto, elmundo.es
- Alberto Cairo, Chapell Hill University
- Juancho Cruz, Unidad Editorial/El Mundo
- David Dominguez, elmundo.es
- Fran Gávez, Medialabs
- Xaquin González, Newsweek
- David Gray, X Plane
- Margarita Lázaro, elmundo.es
- Gérman Pizarro, Unidad Editorial/Marca
- Pablo Ramírez, Unidad Editorial/Expansión
- José Maria Rodríguez, Freelance
- Victor Sanvicente, Unida Editorial/Marca
- Mariano Zafra, Unida Editorial/El Mundo

Em seguida, o primeiro passeio pela redacção do El Mundo.
Não é fácil navegarmos pelas redacções, o jornal está num edifício, ou em vários, ligados entre si.
Começou pela Fábrica de Contenidos, uma sala onde se encontravam algumas pessoas, entre as quais 2 infográficos. Aqui preparam-se e executam-se projectos especiais como a Enciclopédia do El Mundo, que está cheia de infografia, muitas de vários colaboradores externos e onde se podia ver alguns trabalhos da AnyForms.
Nos vários andares iam surgindo redacções, gabinetes, espaços com gente a trabalhar como se faz num jornal grande. Destaco a sala de sistemas online, que inclui vários programadores e 4 webdesigners, alguns com um perfil mais técnico, e onde se desenham os portais – a macro estrutura. Outros webdesigners, 5 para ser exacto, partilham outro espaço com redactores do online e papel. São eles que constroem os temas especiais, em páginas estáticas (Photoshop, Dreamweaver). A automatização não serve para tudo.
Noutro andar, entre a Magazine e a Metrópolis, umas mesas centrais são ocupadas por 3 pessoas que compõem a área de ciências. É dado como um dos exemplos de como poderiam funcionar as redacções, papel e online, juntas. Ver Telescópio.
Às 12h30, já atrasados para o encontro com o próximo professor, chegamos à zona de infografia, onde não se encontrava ninguém. (É preciso explicar que é normal os infográficos saírem tarde do jornal). Existem 13 pessoas dedicadas ao papel e 4 ao online, e mais duas colaborações externas. Voltaremos a este local, afinal a visita foi conduzida por Juancho Cruz de Landázuri, o redactor chefe de infografia.
Alberto Cairo foi o professor seguinte.
Ver o trabalho que Cairo está a fazer nos EUA deixou-nos muito impressionados. Ensina infografia e jornalismo visual em Chapel Hill na Carolina do Norte. E faz viagens regulares com alunos a sítios como a Espanha, o deserto do Iucatão, a ilha de Robinson Crusoe, e transformam essas viagens em documentários com vídeo, som, fotos e infografia. Um modelo do que será parte da comunicação jornalística do futuro.
Cairo tem muito para dizer. Com tempo vou tentar expor aqui algumas das suas ideias.
Seguiu-se o Almoço em 3 mesas redondas, numa sala só para nós, num hotel ali mesmo ao lado.
De volta ao El Mundo, Gérman Pizarro, chefe de infografia do Marca (grande grupo de comunicação desportiva) faz um briefing do 1º trabalho prático que vamos realizar durante esta semana. O novo circuito de Fórmula 1 de Valência.
Recebemos documentação sobre o tema, ficheiros de Flash, um vídeo com uma simulação do circuito, perfis dos envolvidos, gráficos e imagens das obras que vão fazer para alterar a zona, com construções permanentes e outras temporárias, como acontece no Mónaco. Enfim, imensa informação. O objectivo era construir uma infografia animada e interactiva.
Primeiro é preciso ver o que há e ler. Perceber o que temos nas mãos. Depois, dividi-mo-nos em grupos, anteriormente estabelecidos, e foi cada grupo para uma sala com uma grande mesa no meio. O meu grupo inclui Salim Qurashi e Harjit Kaura, ambos da BBC, e Ramses Reijerman do holandês AD Nieuwsmedia. Os 4 concentrá-mo-nos em atirar ideias para o centro da mesa e fazer com que saísse dali um storyboard para uma infografia. E acabou assim o dia. Ver foto de storyboard.
Buenas noches y hasta mañana.

É verdade, há realmente vantagens em falar várias línguas.

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