terça-feira, 25 de setembro de 2007

02 Madrid - 2º dia, mãos à obra

O dia arrancou com Pablo M. Ramirez com conselhos básicos de comunicação visual. Entre outras coisas, legibilidade e eficácia. Fechou com o TED X de Nigel Holmes.
Seguiu-se Fran Gálvez, director interactivo do Medialabs, que apresentou exemplos de campanhas publicitárias e casos de estudo dos novos paradigmas da publicidade interactiva e multi-meios. Pergunta-se: o que faz um publicitário no meio de um curso de jornalismo visual, ou de infografia multimédia? Responde-se: É sempre importante conhecer outras paragens e a publicidade é uma área criativa e bastante experimental. Não é despropositado. Fiquei curioso com o jogo que vão lançar agora, quase todo passado em Second Life.
Nova visita à secção de infografia do El Mundo. Desta vez havia gente a trabalhar, tanto no online como no papel. David Alameda e Pablo Gutierrez dos gráficos interactivos mostraram os trabalhos que tinham em mão e falaram das suas experiências. É a primeira vez que reencontro o David, outra figura de referência que já ganhou várias prémios Malofiej. Pablo fiquei a conhecer, estava entretido em acabar um gráfico sobre as próximas comemorações dos 50 anos do lançamento do Sputnik.
Hora de almoçar. Código da rede wireless do hotel.
16h00, voltar ao trabalho. Agora é preciso começar a criar a infografia. Divididos pelos grupos de trabalho, repartimos as tarefas segundo o nosso storyboard.
Tínhamos alguns pormenores técnicos, já identificados no dia anterior, que foram resolvidos por José María Rodriguez López, freelancer, consultor e professor especialista em programação multimédia. Foi bonito ver o código, neste caso actionscript, a nascer à nossa frente e explicado daquela maneira.
Acabámos o dia com a possibilidade de ter mais 4 horas para acabar o trabalho, sempre são 4 homens/hora (4 x 4 = 16h) + a colaboração do code master. Simplificamos o storyboard por questões de tempo - queríamos concluir um infografia funcional, e por questões editoriais - cingir-mo-nos à informação específica de um grande prémio, mais concretamente àquele.

Soube que o próximo trabalho vai ser no Zoo de Madrid, onde iremos visitar os pandas gigantes oferecidos pela China aos reis de Espanha. Uau!

Sem comentários: