terça-feira, 2 de outubro de 2007

05 Madrid - Último dia, último trabalho

Este é o último trabalho realizado pelo meu grupo. Para quem esteja fora do contexto admito que lhe possa parecer demasiado simples. Generalizando, na infografia a máxima, less is more, é normalmente bem empregue.

Para este trabalho, fomos ao Zoo ver os pandas gigantes, filmámos e fotografámos o recinto por todos os lados, entrevistámos um biólogo e um veterinário, fizemos pesquisas na web, tínhamos mapas do Zoo, de Madrid, Espanha e da China. Podiamos contar muitas histórias. Afinal, porque nos cingimos a um gráfico tão simples?
Quisémos sobretudo fazer algo com princípio, meio e fim. Contar uma história completa. Uma pergunta e uma resposta. Uma perspectiva. Uma infografia que pertencesse a um conjunto maior. Focus, focus.
A pergunta que tinha ficado no ar, no dia anterior foi: "Why are so few giant pandas in the world?". As respostas, porque há mais que uma, têm a ver com, pelo menos, dois factores: a reprodução e a alimentação em bambu.
A discussão estendeu-se à manhã e tarde seguinte. Principalmente entre mim e Harjit da BBC. Quem tivesse passado por ali naquela altura julgaria que a qualquer momento poderia ver cadeiras a voar pelos ares. É assim quando há ganas naquilo que se faz. Foi estimulante e valeu a pena. O trabalho melhorou. Se não clicou antes está aqui. O que também quer falar do bambu está aqui.




1ª Versão

Sem comentários: