terça-feira, 1 de junho de 2010

infografias @ iPad

Enquanto não me chegava um iPad às mãos ;) fui experimentando alternativas ao Flash para fazer as infografias que costumava fazer. E desta vez, sem qualquer tipo de cedências quanto a tecnologias não standards (ainda me lembro de não poder fazer coisas em Flash porque negligenciava uma percentagem muito grande de leitores). Como quem dita os standards da web é o W3C, foi por lá que comecei a aprender Scalable Vector Graphics (SVG). O SVG é uma tecnologia decana filha do XML (essa meta linguagem) e baseia-se numa web (cloud?) aberta e semântica. Claramente uma direcção. Aqui não é a tecnologia que está errada mas os browsers que não a leêm é que têm de se cuidar. Para já funciona bem em Chrome e Safari. O Firefox ainda não está a aceitar SMIL mas para lá caminha (espera-se um patch). Quanto ao IE continua a precisar de um plugin da Adobe (SVG Viewer) para funcionar.
E de repente, já quase nem me lembro do Flash ;)

"Caminante no ay camino, se hace camino al andar".
A. Machado, poeta sevilhano

2 comentários:

Rogério disse...

um.. Infografias com SVG? Tenho trabalhado há mais de um ano com o Inkscape, que trabalha diretamente com o svg. Você conseguiu algum jeito de animar? Tem algum exemplo do que conseguiu fazer?

Mário Cameira disse...

Caro Rogério,

Uso o Illustrator que já grava em SVG há bastante tempo. O Inkscape é a melhor alternativa Open Source. Animações em SVG usam SMIL (Synchronized Multimedia Integration Language) mas ainda só se podem ver no Chrome e Safari. Para um exemplo funcional leia o post seguinte. E acompanhe o Infografando ;)