Por moda, ou simplesmente porque sim, volta e meia aparecem mapas aos quadradinhos e, para quem os quiser utilizar, o Infografando inaugura uma secção de tutoriais com uma forma simpática de criar um mapa aos quadradinhos.
2. Procurar no Google (ou outro) um mapa do país, zona ou continente, o qual queremos transformar em quadradinhos. De preferência com linhas sólidas e pouco detalhe, dependendo, mais uma vez, do objectivo final. Neste caso foi escolhida a ilha da Madeira e usei o maps.google.com.
3. Colocar a imagem no doc do Illustrator, num layer e trancá-lo. Criar outro layer em cima deste.
4. Desenhar um quadradinho (a título de exemplo o que desenhei tem 4 px). Depois seleccioná-lo e deslocá-lo para o lado enquanto se seguram as teclas Ctrl + Alt (PC) ou Maçã + Alt (Mac). Copia-se o quadradinho inicial a uma distância segura do primeiro (confirmar que existe espaço entre os dois - é importante visualizar a distância entre ambos os quadradinhos a 100%). Depois é só seleccionar o 2º quadrado e pressionar Ctrl + D as vezes necessárias até que a linha de quadrados seja maior que a largura da imagem do mapa escolhido.
5. Seleccionar toda essa linha e rodá-la a 90º em relação à anterior. Não esquecer: Ctrl + Shift e Alt (assim garante-se que a distância entre quadrados verticais é igual à horizontal)
6. Fica uma linha e uma coluna de quadrados. Alinhar o primeiro quadrado da coluna com o primeiro quadrado da linha.
7. Replicar a coluna (todos os quadrados da 1ª coluna) seguindo o método usado para criar a primeira linha.
8. Fica uma mancha de quadrados que sobrepõe-se ao mapa.
9. Agora, tornando transparentes todos os quadrados para se ver o mapa em baixo, retiram-se aqueles que ficam de fora.
10. Et voilà!
Fazer um mapa do mundo é igual. Dá é mais trabalho ;-)
4 comentários:
These tutorials are really helpful for understanding the scheme of the quadraphonic.
- J.
Web Solutions
seria mais simples por um quadrado em cima do mapa e Object > Path > Split Into Grid pondo o numero de quadrados e o espaço entre eles. Só uma sugestão.
E é uma excelente sugestão, Diogo. Obrigado.
Ou então com Gradient Mesh, mas com quadrados! :D
Enviar um comentário