sexta-feira, 27 de junho de 2008

Bolas e barras


Há já algum tempo que Alberto Cairo vem chamando a atenção dos infografistas para as áreas das ciências cognitivas e afins. No seu site, um dos posts de Junho, fala exactamente disso, usando como exemplo a tendência (porque a infografia também é de modas) do uso, e abuso, de bolas ou círculos em gráficos comparativos. Cairo fala da maior facilidade que o ser humano tem em comparar objectos se estes forem alterados apenas numa dimensão, altura ou largura, como é o caso dos gráficos de barras, em comparação com a diferença de áreas entre bolas ou círculos.
O último post deste blogue "Propaganda" também se relaciona com este tema. E aqui Cairo ajuda-me a ter razão. Afinal, há gráficos e gráficos.

- Site de Alberto Cairo
- Post: "La paradoja de las barras y los círculos" (castelhano)

1 comentário:

Abelhão disse...

Concordo, no entanto acho o exemplo damasiado genérico.
Se por um lado pretendermos retratar a população residente numa determinada área (ex.: em cima de um mapa), a utilização das bolas pode tornar-se mais proveitosa e fácil de ler. Por outro lado, se o foco fôr a diferença unitária entre eles (demonstração de vários anos), as barras podem ser uma melhor opção.
A abordagem do tema terá de ser sempre previamente avaliada para se defenir o que fazer em cada caso, independentemente do método a utilizar!