sexta-feira, 6 de junho de 2008

3 geografias




Aqui no PÚBLICO, os últimos trabalhos de infografia realizados para a web, são mapas. Desde os simples localizadores a 1 coluna numa breve em papel, até aos exemplos aqui expostos, dominar o desenho de fronteiras é matéria obrigatória para quem quer fazer infografia. Todo o candidato a infografista deve ter como um dos primeiros exercícios práticos a concretização deste tipo de objectos.

Exercício 01: Desenhe um mapa de raiz.

1 comentário:

Fernando Gouveia disse...

O mapa dos Balcãs tem diversos (pequenos) erros ou opções menos felizes.

1. Os Balcãs (com maiúscula) não são só a Ex-Jugoslávia, pelo que deveria ser possível "colorir" também o actual território da Albânia, Grécia, Bulgária e Roménia (parcialmente visíveis).

2. No mapa de 1925 diz-se que a Bulgária cedeu diversos territórios em 1919, no entanto, a fronteira entre os dois países é exactamente igual à de 1913.

3. O mapa de 1948 refere a criação (dentro da república jugoslava da Sérvia) das províncias autónomas do Kosovo e da Voivodina, não sendo apresentadas as fronteiras destas províncias (por exemplo, a pontilhado), nem as das demais repúblicas jugoslavas (p. ex., a tracejado).

4. O mapa de 2003 apresenta uma fronteira a cheio entre a Voivodina e o resto da Sérvia, o que é enganador, pois parece que este território ficou independente. O ideal seria um tracejado entre a Sérvia e o Montenegro, e um pontilhado fino a delimitar o Kosovo e a Voivodina.