segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ícones para os últimos 10 anos


Phillip Niemeyer é director artístico do estúdio de design Double Triple e criou ícones para os acontecimentos mais significativos da década que passou. A ver no nytimes.com: Picturing the past 10 years

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Tutorial: mapas aos quadradinhos




Por moda, ou simplesmente porque sim, volta e meia aparecem mapas aos quadradinhos e, para quem os quiser utilizar, o Infografando inaugura uma secção de tutoriais com uma forma simpática de criar um mapa aos quadradinhos.

1
. Criar um novo documento no Illustrator (ter em atenção, desde o início, qual o suporte final - web ou print, ou ambos)

2. Procurar no Google (ou outro) um mapa do país, zona ou continente, o qual queremos transformar em quadradinhos. De preferência com linhas sólidas e pouco detalhe, dependendo, mais uma vez, do objectivo final. Neste caso foi escolhida a ilha da Madeira e usei o maps.google.com.

3. Colocar a imagem no doc do Illustrator, num layer e trancá-lo. Criar outro layer em cima deste.

4. Desenhar um quadradinho (a título de exemplo o que desenhei tem 4 px). Depois seleccioná-lo e deslocá-lo para o lado enquanto se seguram as teclas Ctrl + Alt (PC) ou Maçã + Alt (Mac). Copia-se o quadradinho inicial a uma distância segura do primeiro (confirmar que existe espaço entre os dois - é importante visualizar a distância entre ambos os quadradinhos a 100%). Depois é só seleccionar o 2º quadrado e pressionar Ctrl + D as vezes necessárias até que a linha de quadrados seja maior que a largura da imagem do mapa escolhido.

5. Seleccionar toda essa linha e rodá-la a 90º em relação à anterior. Não esquecer: Ctrl + Shift e Alt (assim garante-se que a distância entre quadrados verticais é igual à horizontal)

6. Fica uma linha e uma coluna de quadrados. Alinhar o primeiro quadrado da coluna com o primeiro quadrado da linha.

7. Replicar a coluna (todos os quadrados da 1ª coluna) seguindo o método usado para criar a primeira linha.

8. Fica uma mancha de quadrados que sobrepõe-se ao mapa.

9. Agora, tornando transparentes todos os quadrados para se ver o mapa em baixo, retiram-se aqueles que ficam de fora.

10. Et voilà!

Fazer um mapa do mundo é igual. Dá é mais trabalho ;-)

sábado, 5 de dezembro de 2009

Infografia ObCiber 2009

Apesar da infografia Cristo-Rei: 50 anos a abraçar Lisboa ter sido finalista nos prémios OBCiber na categoria de Infografia Digital e de ter tido mais votos online (estes só contavam 20% da avaliação total que estava sujeita a um júri), não foi a vencedora. A escolha foi para o trabalho do JN intitulado Póquer: o jogo do momento. Parabéns aos vencedores.
É assim a vida. Para o ano há mais ;-)

Os finalistas: