segunda-feira, 20 de Julho de 2009

Ainda Braga

Nunca, em Portugal inteiro, se tinham visto tantos infografistas reunidos no mesmo local.

Os dias foram intensos, de manhã à noite, agarrados à infografia.

Apesar de terem sido apenas 2 dias, nestes encontros aprende-se sempre e criou-se também um excelente espírito de camaradagem entre os participantes.

Conheci pessoas com quem nunca me tinha cruzado e outras com quem já trocava e-mails. E finalmente, encontro e conheço infografistas portugueses em Portugal ;-)

A organização, mais concretamente o Nuno Vargas, professor de Design e Multimédia na Universidade do Minho, em Braga, está de parabéns. Obrigado Nuno. As condições da Universidade e de meios (enfim, menos a afamada rede wireless!) estavam ao nível de qualquer um dos workshops que frequentei em Pamplona e no El Mundo. Começando logo pelos professores, obviamente.
Xaquin GV , editor de gráficos no nytimes.com e Aitor Egionoa, fundador da 90grados, são referências na área, cada um com o seu estilo próprio, técnicas e tipos de trabalhos diferentes, o que contribuíu para o enriquecimento deste workshop.

Viram-se trabalhos da Lusa, da 90grados e do nytimes.com. Aprendeu-se um pouco de Flash, as2 e as3. Dividiram-se os alunos em grupos de mais ou menos 4 pessoas e realizaram-se 2 exercícios (1 por dia).

Simplificar e planear ao pormenor toda a infografia na fase de storyboard, textos inclusive, são algumas das lições a relembrar, sempre.

Deixo aqui o material e resultado dos exercícios desenvolvidos pelo grupo onde me inseria (Teresa Abecassis, Ricardo Bernardo, Francisco Rodrigues, Mário Cameira).

1. Fazer uma infografia sobre o acidente do metro de Washington.

- Train Crash in Washington Leaves at Least 6 Dead
- Officials Seek Clues in Train Crash



Storyboards



Info final

E o ficheiro do Flash .FLA. As2.


2. Fazer uma infografia com os dados do desemprego em Portugal, por distrito, entre 1999 e 2009.
Cingimo-nos ao Algarve e focámo-nos na sazonalidade característica da região.


Storyboards


Info final (mexer devagarinho ;-)

E o .FLA para quem quiser brincar. As3, gracias Xaquín.


É preciso dizer que o meu grupo de trabalho teve como opção inicial a possibilidade de criar algo publicável no curto espaço de tempo disponível, neste caso, até ao fim do dia.
Apesar do esforço, julgo que nenhum de nós publicava algum destes ficheiros, sem trabalhar um pouco mais alguns aspectos, em ambas as infografias. Contudo, ficámos lá próximos e é possível perspectivar soluções mais rápidas que possam provocar uma produção rápida numa redação, a roçar as breaking news, embora seja stressante e necessite de mais do que 1 pessoa para trabalhar o mesmo assunto (documentar, desenhar, programar e claro, pensar).

De vez em quando, é importante frequentar um encontro deste género para refrescar ideias, aprender coisas novas, truques, soluções e conhecer outras pessoas que gostam de transformar as coisas em imagens que se explicam. Desta vez foi no Minho. E foi um prazer!

segunda-feira, 13 de Julho de 2009

Gripe A


A Sociedade Infográfica dá!

Vale copiar, vender, dar e fazer o que mais se quiser, desde que se respeite a licença.

gripeA.pdf (293K)
Sociedade Infográfica