quarta-feira, 24 de junho de 2009

I workshop de infografia digital


Finalmente temos em Portugal um workshop de infografia digital. Vai acontecer em Braga, durante os dias 16 e 17 de Julho, organizado pela Universidade do Minho e os "professores" são Aitor Eguinoa da 90Grados.info e Xáquin González do nytimes.com. Aproveitem.

Programa aqui (.pdf, 2.3Mb)

terça-feira, 23 de junho de 2009

1, 2, 3,... Som

Há uns tempos Alberto Cairo escreveu um texto (El impacto emocional de la infografia multimedia) onde conta uma experiência que teve com um mapa sonorizado. Ei-lo, ao mapa. Um trabalho de Tim Klimowicz, que, confesso desde já, gosto muito e impressionou-me. Este mapa de baixas no Iraque traz uma carga emocional que não estaria lá sem o som. E como Cairo tão bem alerta, quais são os limites éticos no uso de som numa infografia? Será que não se conta mais quando se acrescenta som a uma infografia? Estamos sem dúvida a acrescentar mais um layer de informação, e que não vai ser entendido por todos de forma igual.
Durante a semana, calhou-me, à frente dos olhos, um programa na TV sobre o som e o cérebro. E da importância do som (e da música), para o ser humano complexo e social que somos hoje. A música (som) é uma poderosa linguagem universal, que também tem os seus contextos, claro. Mas para quem gosta de tentar tornar as coisas mais acessíveis, a um maior número de pessoas, esclarecer um facto como os infografistas multimédia podem fazer, recorrendo à panóplia de ferramentas a que possam deitar a mão, o som é demasiado importante para ser deixado de fora.
Hoje, por acaso, cruzei-me com este artigo "When an ear witness decides the case" no nytimes.com.
E por isto fiz este post.

É muito importante entender como as coisas funcionam. Como funcionam a sério.

terça-feira, 16 de junho de 2009

phiii.com


Phiii.com é um site de venda de gráficos online, tal qual os que existem dedicados à fotografia ou ilustração. É uma solução interessante e desejo-lhes sorte. Numa altura em que as redações dos jornais estão a emagrecer, alguém, em algum lugar, alguma vez, terá de fazer infografia com qualidade. Esta é uma das ferramentas que podem servir a quem queira lançar-se na aventura do trabalho freelance.

www.phiii.com

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Infografía 2.1 de Alberto Cairo

Um ensaio sobre o futuro da visualização da informação.
Um apêndice ao seu livro Infografia 2.0 e que pode ser descarregado gratuitamente, sob licença Creative Commons. Alberto Cairo espera receber comentários ao texto. Um working progress.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Europa


Como tratar dados estatísticos sem adormecer?
Ainda não tenho uma teoria final, mas a última infografia que fiz ajudou-me a ficar mais próximo de uma hipotética resposta ;-)

Info: A europa que vai a votos