quarta-feira, 15 de abril de 2009

Data Visualization & Processing Workshop, por Karsten Schmidt (toxi)


"A visualização de dados é um campo relativamente novo do design, no entanto é um campo muito necessário. Num mundo de tamanha abundância de dados precisamos de novas formas de gerir, combinar, analisar e visualizar esses dados.
Precisamos de explorar novas linguagens visuais e outras formas de expressão que nos ajudem a lidar, encontrar caminhos e ganhar novas perspectivas."

Pré-requisitos
Os participantes interessados neste workshop devem ter já algum conhecimento e prática de trabalho com código. Conhecimento de Processing ou linguagens equivalentes. Os partipantes deverão trazer para o workshop o seu equipamento (computador).

Datas e Local:
20,21,22 Abril (10-18h), Lisboa
Nas instalações do Clube Português de Artes e Ideias, Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 29, 2º (ao Chiado).

Preço: 250 Euros (21 Horas)
Sócios do Clube Português de Artes e ideias têm um desconto de 5%

Inscrições
Envie um email para sofiaoliveira AT cada1.net

CADA é uma associação cultural empenhada no desenvolvimento de uma cultura artística inspirada em estruturas tecnológicas. Interessa-nos explorar as relações criativas entre a arte, ciência e tecnologia.


terça-feira, 14 de abril de 2009

Aumentar a Realidade



O jornal brasileiro "O Estadão" (http://www.estadao.com.br), fez uma infografia com uma zona onde usa Augmented Reality, ou Realidade Aumentada (RA). 
A RA é uma tecnologia que permite criar layers de dados gráficos, sonoros, etc, gerados por computador, em cima de imagens reais, em tempo real. As potencialidades são imensas em muitas áreas, do jornalismo multimédia ;-) à publicidade, dos videojogos às aplicações militares, da medicina à nova sociabilização do homem, os exemplos são já muitos, um pouco por toda a web. E vem dar um boost à realidade virtual de que se falava tanto há uns anos atrás. 
No caso do Estadão, a propósito do aniversário da Torre Eifel - a história é melhor contada por um dos intervenientes , a infografia em RA permite interagir com uma torre Eifel 3D em  miniatura, como se de um holograma se tratasse, usando apenas um pc com webcam e uma folha de papel. Os autores foram Daniel Roda e Eduardo Malpeli.



Há mais sobre RA aqui:

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Infografando a arte


E se a arte fosse infografada? Humor com Ursus Wehrli.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Uma visão do mundo baseada em factos


Gapminder é o nome de um "fact tank" que disponibiliza dados estatísticos através do Trendalyzer, um software criado por uma fundação sueca que quer contribuír para que tenhamos um entendimento melhor e mais crítico do mundo em que vivemos. Assumem-se como um "museu" moderno que nos ajuda a comprender o mundo, usando a internet.
Não resisto a fazer copy/paste de alguns parágrafos, sem os traduzir.

"Gapminder work serves a purpose of filling a gap. There has been a market failure in distributing global data. A lot of people are interested in the data, but don’t get access to it (and if they manage to access the data, they need to be advanced skilled statisticians to analyze it). Gapminder wants to make data more accessible and easier to use for instant visual analysis. We believe decision makers, politicians as well as education at almost all levels lack adequate tools.

There is no political agenda behind the work. The idea is that all people, independently of their political agenda, should get free access to already existing statistics about global development to easily improve their understanding about the complex society."