quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Infografia em Guimarães


Na próxima sexta-feira (30 de Janeiro de 2009) vou falar de infografia com os alunos do mestrado de ilustração da ESAP (Escola Superior Artística do Porto), mais concretamente, à extensão que a escola tem em Guimarães (ESAP Guimarães). Começa às 20h30 e a entrada é livre. O convite foi feito pelo Pedro Moura - lerbd.blogspot.com.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Já existem datas para o Malofiej 17.
É obrigatório que cada infografista vá, pelo menos uma vez na vida, a Pamplona, durante o evento que tem o nome de um cartógrafo argentino: Alejandro Malofiej.

www.snd-e.org

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tintin - 80 anos


As infografias podem ser muito simples. E estas são-no. Mas o que interessa mesmo é o assunto (conteúdo) e não o que se consegue fazer com a tecnologia à disposição (estrelinhas a piscar).

Dossier especial no elmundo.es: http://www.elmundo.es/especiales/2009/01/cultura/tintin/index.html

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A história da internet


A infografia linear em vídeo pode ser assim.

http://vimeo.com/2696386

Um excelente trabalho realizado por Melih Bilgil, um artista visual alemão. Demorou cerca de 3 meses entre a primeira pesquisa de informação sobre o tema até ao último render. O software usado foi o Cinema4D e o After Effects. A fonte é a Fedra Serif.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Ensinar a pescar


O Joaquim Guerreiro, infografista do PÚBLICO foi a Moçambique, no final do verão, ajudar a criar uma secção de infografia no jornal O País.
O processo espoletou também um blog sobre infografia, o 1º que conheço nascido na mãe África, alimentado por Luís Bila, infografista deste jornal moçambicano.
Parabéns e boa sorte aos responsáveis!