terça-feira, 20 de maio de 2008

A inflação no NYTimes.com


Cada vez identifico-me mais com o estilo do NYTimes.com.
À primeira vista parece um vitral, mas o objectivo desta infografia é o de mostrar o aumento da inflação entre os produtos mais consumidos pelos americanos, entre Março de 2007 e Março de 2008.

Via http://gjol.blogspot.com.

Um canal no Panamá


São conhecidos os excelentes trabalhos infográficos vindos da Argentina e do Brasil. Mas a América do Sul é muito maior. O 2º encontro internacional de infografia vai realizar-se no Panamá.

O blogue do encontro está AQUI.

domingo, 18 de maio de 2008

Euro2008



A propósito do Euro 2008 descobri uma infografia online, made in Suiça. Infelizmente há poucas coisas que sei em alemão, mas tratando-se de uma infografia, é verdade que dá para entender mais do que se a informação fosse apenas na forma de letras.

A abordagem gráfica é curiosa e há sempre um máximo e um mínimo que é controlado pelo utilizador. Muito interessante.

Aparece no NZZ online, mas o link directo é aqui.

terça-feira, 13 de maio de 2008

As infografias dos aviões



Confesso aqui, publicamente, que sempre que viajo de avião tento levar as instruções de segurança para alimentar a minha colecção de objectos infográficos.
Desta vez bastou um copy paste e embebi o vídeo neste blog.

domingo, 11 de maio de 2008

Nasceu o Observatório de Ciberjornalismo


Com o objectivo de "analisar, regularmente, a evolução do Ciberjornalismo em Portugal e no Mundo".

O Observatório de Ciberjornalismo (ObCiber) é uma estrutura do Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media), e já tem planos marcados para este ano: vai organizar, nos dias 11 e 12 de Dezembro de 2008, na Universidade do Porto, o I Congresso Internacional de Ciberjornalismo, sob o tema geral "Jornalismo 3G".

Ver mais em http://obciber.wordpress.com.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Como fazer uma infografia ;-)


Science Machine from Chad Pugh on Vimeo.

É sempre interessante espreitar por cima do ombro de gente a trabalhar. Este é o caso de um trabalho de ilustração infográfica criado por Chad Pugh, designer e ilustrador em Brooklyn, intitulada "Science Machine". 40 horas reduzidas a 5 minutos e 20 segundos. O programa de desenho vectorial que usa é o Illustrator.

Para ver num formato maior: aqui.

Via quintohache