quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2008

Os mapas de Jorge Luis Borges


Gosto de mapas. E sempre que me debruço sobre o assunto, por prazer, necessidade ou em trabalho, recordo um texto de Jorge Luis Borges que acaba assim:

...Naquele império, a Arte da Cartografia alcançou tal Perfeição que o mapa duma Província ocupava uma Cidade inteira, e o mapa do Império uma Província inteira. Com o tempo esses Mapas Desmedidos não bastaram e os Colégios de Cartógrafos levantaram um Mapa do Império, que tinha o Tamanho do Império e coincidia com ele ponto por ponto. Menos Dedicadas ao Estudo da Cartografia, as Gerações Seguintes decidiram que esse dilatado Mapa era Inútil e não sem Impiedades entregaram-no às Inclemências do Sol e dos Invernos. Nos Desertos do Oeste perduram despedaçadas Ruínas do Mapa habitadas por Animais e Mendigos; em todo o País não há outra relíquia das Disciplinas Geográficas.

(Suaréz Miranda: Viajes de Varones Prudentes, Livro Quarto, Capítulo XIV, Lérida, 1658.)

Jorge Luis Borges in História Universal da Infâmia


Link directo para a página de Jorge Luis Borges na Wikipedia, em português.

segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2008

Javier Errea e a infografia em 2008


Eu acho que nem o próprio concorda com tudo aquilo que escreveu, mas às vezes é preciso espicaçar as hostes e nada como um artigo polémico - a começar logo no título, e mesmo antes do encontro mundial sobre o tema.

Javier Errea, presidente da SND-e (Society for News Design - Espanha), antecipando a sua participação nos Malofiej deste ano, publica um texto polémico via blog Visualmente: "Porque a infografia salvará o jornalismo".

Foto: Javier Errea
Blog: VisualMente

quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2008

O túnel do Rossio e o muro americano


Este ano vamos pulverizar os anteriores números de infografias online. Pelo menos é um bom objectivo para o início do ano, não?
Augusto Matos, vindo das Caldas da Rainha, foi o último estagiário na área de webdesign que aqui tivemos, no PUBLICO.PT. São 3 meses intensos de estágio curricular onde se aprende a fazer muita coisa, e a infografia online, é uma das áreas que queremos explorar cada vez mais. É óbvio que é necessário interesse pessoal para se poder evoluir e o Augusto demonstrou-o. Entre as várias coisas que fez por aqui, ficam os links para os ficheiros que mais nos interessam.

As infografias realizadas por Augusto Matos durante o estágio curricular no PUBLICO.PT:

- O muro americano
- O túnel do Rossio

Grande Augusto, boa sorte!

sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2008

Super Terça-feira nos EUA - Projecção e resultados

Como não podia deixar de ser, as eleições nos EUA têm lugar de destaque também no papel. Aqui ficam as duas infografias, a 7 colunas, que "animaram" as páginas de destaque desta semana de maratona eleitoral.

quinta-feira, 7 de Fevereiro de 2008

As linhas de Kevin Hulsey


Por mais que diga que não, acho que qualquer infografista gostaria de ter no seu portfólio a habilidade e paciência de alguns dos desenhos complexos criados por Kevin Hulsey.
Baseado na Califórnia, o seu estúdio mantém um site com informação preciosa sobre ilustração técnica (ou será infografia?) e tutoriais para quem resolva enveredar pelas linhas hiper-realistas das perspectivas.
Para se fazer infografia não é necessário saber desenhar. Mas é demasiado útil para se poder ignorar. Ninguém nasce ensinado e aprende-se a desenhar. Sempre. A carvão ou a software.

Kevin Hulsey site

Directo aos tutoriais