segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Infografia multimédia por Alberto Cairo (video)

Alberto Cairo deu uma conferência sobre infografia multimédia, a 17 de Dezembro na Universidad Carlos III de Madrid. Foi filmada e está aqui.
Dura 1h30. Usufrua.

Link alternativo: aqui.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Infografia: eleições EUA 2008


Sobre este tema, para já, o que estamos a fazer de infografia online.

Link: eleicoesEUA2008

Existem excelentes exemplos de como tratar informação sobre estas eleições no Los Angeles Times, New York Times, CNN e no El Mundo. Outros existirão, não os conheço todos mas gostava de ir fazendo aqui uma lista para que, daqui a 4 anos, possamos todos fazer melhor.

A ver se consigo fazer uma dissecação simples desta infografia, num futuro post. Mantenham-se atentos.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Os estagiários do público também “dão cartas” no papel

Marija Paunovic é aluna da Escola António Arroio e está a estagiar na secção de infografia desde Setembro de 2007.
Desde então, além de fazer o tipo de trabalho que se espera de um estagiário, tem desenvolvido capacidades gráficas, e interpretativas, que lhe permitem
uma produção de infografia capaz de satisfazer cada vez melhor os diversos pedidos a que está sujeito um infografista de um jornal diário.

Aqui fica a Lei do tabaco, por Marija Punovic. Parabéns e boas infografias para 2008


quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

À espera de uma Bíblia


Será em 2008 que aparecerá uma Bíblia da infografia. O autor é Alberto Cairo e o livro já está a ser cozinhado há algum tempo. Deixo aqui um link para as páginas que já existem.





Outra obra relacionada com o tema principal deste blog e, finalmente, com data de lançamento marcada, 28 de Janeiro em Coimbra, às 21h00 na Minerva (Lisboa será o local seguinte), é o livro, que é uma tese, de Susana Almeida Ribeiro, jornalista do PUBLICO.PT e que tem dedicado muito tempo de estudo a esta matéria. A infografia de imprensa - história e análise ibérica comparada. O desenho de uma baleia na capa é uma descoberta da autora durante o processo de realização do livro. É uma das infografias mais antigas, alguma vez publicadas na europa.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Há 10 anos era assim

O meu primeiro gráfico publicado