segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Uma experiência verdadeira

A tentativa foi boa. Mas não consegui o pretendido: que ambas as infografias saissem no mesmo dia.
O trabalho em papel e online foi sendo feito ao mesmo tempo, com influências mútuas.
Mas o trabalho online, por mais meigo que queira ser, tem muito trabalho "manual" a fazer.

Alguns problemas:
- os ficheiros originais, dos mapas e outros elementos, como as chaminés, tinham de ter sido construidos já com o Flash como destino final. Cada vez entendo melhor o que Alberto Cairo defende quando diz que deve a concepção do gráfico não pode estar dissociada do seu realizador/construtor.
É um pouco como mandar um redactor recolher dados também para uma infografia, em vez de mandar o infográfico directamente para o local de reportagem. Independentemente da qualidade dos jornalistas em questão, o infográfico vai estar atento a um tipo de dados que dificilmente serão interessantes ao redactor, como por exemplo, medidas, distâncias, funcionamento de certos objectos, perspectivas fotográficas em função do desenho a realizar, etc.
Neste caso, sem querer minorar o esforço e o excelente trabalho realizado pelo Joaquim no jornal em papel, a atenção que eu devia ter prestado aos dados e aos gráficos quando da sua execução, não foi a suficiente. Felizmente tenho outras vantagens em relação ao papel: a infografia vai ter informação adicionada ao longo das próximas semanas e emendas serão facilmente realizadas.
Também foi uma experiência que tinha de ser feita entre o papel e online. Provámos que podemos conseguir trabalhar em conjunto, falta melhorar aquilo que pode ser melhorado.
- É verdade que não servindo de desculpa, as semanas de trabalho na info coincidiram com as semanas pré e pós lançamento da nova homepage e outros sites do PÚBLICO.PT. São sempre tempos de muito trabalho e muitas coisas a que estar disponível. A minha dedicação à infografia foi, muitas vezes, em horário pós laboral e já sem a mesma energia matinal, antes de um dia inteiro de trabalho intenso.

Apesar de tudo, conseguimos atingir a maior parte dos objectivos. Afinal estamos a criar do nada uma secção de infografia multimédia. Há que tentar e experimentar. Já acabou o tempo do era giro juntar-mo-nos e fazer isto e aquilo. Começa-se começando e nós já começámos.

Aqui vai estar um Link para a infografia em papel

Link para a infografia online: Alterações climáticas.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

A vida como uma sucessão de infografias

O clássico "Remind Me", de Royksopp

domingo, 4 de novembro de 2007

Um momento de lazer

Excited infographics.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Uns minutos com Nigel Holmes

Estão aqui.